quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Brinquedo é a Essência do desenvolvimento infantil

Nos nossos dias são muitos os pesquisadores e estudiosos que estão recolocando o brinquedo na educação pré-escolar dando a ele um maior destaque.

Brincar não constitui perda de tempo, nem simplesmente uma forma de preencher o tempo. A criança que tem oportunidade de brincar está com, o peixe fora d’água.

O brinquedo possibilita o desenvolvimento da integral da criança, já que ela se envolve efetivamente, convive socialmente e opera mentalmente; tudo isto de uma maneira envolvente, em que a criança despende energia, imagina, constrói normas e cria alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de brincar.

O brinquedo facilita a apreensão da realidade e é muito mais um processo do que um produto. Não é o fim de uma atividade, ou o resultado de uma experiência. É, ao mesmo tempo, a atividade, ou o resultado de uma experiência envolvendo a participação total do indivíduo. Exige movimentação física, envolvimento emocional, além do desafio mental que provoca. E, neste contexto, a criança só ou com companheiros, integra-se ou se volta contra o ambiente em que está.

Por ser essencialmente dinâmico, o brinquedo possibilita a emergência de comportamentos espontâneos e improvisados. Os padrões de desempenho e as normas podem ser criados pelos participantes; há liberdade para tomarem-se decisões. A direção que o brinquedo assume determinada pelas variáveis de personalidade da criança, do grupo e do contexto social em as crianças vivem.

O brinquedo é a essência da infância; é o veículo do crescimento; é um meio extremamente natural que possibilita á criança explorar seu mundo, tanto quanto o do adulto, possibilitando - le descobrir-se e entender-se,conhecer seus sentimentos, as suas idéias e a sua forma de reagir.

Através de atividades lúdicas e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona idéias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o seu crescimento físico e desenvolvimento. E, o fundamental, a criança vai sociabilizando-se.

O brinquedo é influenciado pela idade, sexo, presença de companheiros e de outros, além dos aspectos ligados á novidade, surpresa, complexidade e variabilidade.

Cabe ao educador:

* Valorizar o brinquedo, para encorajá-lo nos educados, sem ter a sensação de que esta perdendo tempo;
* Reconhecer as limitações do elemento competitivo no brinquedo infantil;
* Equilibrar o brinquedo diretivo e o espontâneo;
* Observar o brinquedo infantil, para conhecer melhor as crianças e para que possa avaliar até que ponto a atividade esta oferecendo prazer á criança;
* Estimular os brinquedos sociais que favorecem os comportamentos interativos entre as crianças.

A criança pode: brincar só; brincar só perto de um companheiro: brincar com os companheiros sem conseguir um grau elevado de cooperação e pode conseguir brincar de uma divisão de tarefas, para atingir um objetivo comum. O brinquedo pode prever uma diferenciação de papéis, pode ser cooperativo, competitivo, ou impregnado de momento de cooperação e de competição.

Muitos são as habilidades sociais reforçada pelo brinquedo: cooperação, comunicação eficiente, competição honesta, reprodução da agressividade. O brinquedo

Permite ás crianças progredirem até um nível de proficiência formidável.

As brincadeiras com água e areia possibilitam á criança identificar, diferenciar, generalizar classificar agrupar ordenar seriar, simbolizar, combinar e estimar. E, juntamente com essas operações, a atenção sendo desenvolvido, o mesmo ocorrendo com respeito ás relações espaciais e temporais. A expressão corporal, todo o desenvolvimento de gestos, postura, a relação que se estabelece entre o corpo e a mente da criança e o ambiente em que se encontra tudo isto se reveste de uma enorme importância ao desenvolvimento infantil.

Os pais vêem com muito receio, às vezes com preconceito, escolas que colocam brinquedos dentro da sala de aula. É isso que alguns educadores querem mudar. No Brasil, os estudos sobre a influência dos brinquedos na Educação e no desenvolvimento infantil foram intensificados a partir da década de 80. Pode-se dizer que duas professoras da universidade de São Paulo (USP) foram pioneiras ao tema com mais afinco: Tizuko Morchida Kishimoto, da faculdade de Educação, e Edda Bomtempo, do Instituto de Psicologia.

Alem de aprender sobre a importância do brincar, o papel do educador na brincadeira, a organização do espaço, entre outras coisas, as educadoras do IPI e da escola educar para a vida, empolga com o resultado do trabalho, afirma que já sabem lidar com a falta de recursos na hora de renovar o material das brinquedotecas. Neste curso foi importante para apresentar novas saídas, como fazer móveis para as casinhas usando caixinhas de leite e jornal. E quando fazemos brinquedos de sucatas às crianças acabam curtindo mais, porque participam na construção e adoram.

Para o aprendizado, a brincadeira livre e tão importante quanto os jogos pedagógicos.

A grande maioria dos educadores interessados na utilização dos brinquedos na educação defende a brincadeira livre, na qual o aprendizado é espontâneo, e esclarece que um mesmo material pode ou não ser pedagógicos, dependendo do momento e da forma como é usado. Explica-se: se é usado com o objetivo de ensinar um conteúdo específico, é pedagógico: se permite que a criança brinque livremente, passa a ser educativo, partindo do princípio de que todo brinquedo é educativo.

As discussões sobre a utilização livre ou pedagógica da brincadeira somam-se outras propostas que, também pretendem auxiliar no desenvolvimento intelectual infantil.

Fonte: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-brinquedo-e-a-assencia-do-desenvolvimento-infantil-1378978.html

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